quinta-feira, 18 de fevereiro de 2016

Como Importar Material Artístico (tintas)

Existe uma dificuldade inicial em importar tintas artísticas. Por razões que não vou discutir aqui, geralmente fornecedores no exterior não encaminham produtos ao Brasil. Por este motivo, temos que usar certas ferramentas, caso entendamos necessário importar materiais artísticos que tenham ou não por aqui. Lembro que é necessário cartão de crédito internacional. E cadastro no PayPal, para pagar no Ebay. 

Em primeiro lugar, quero citar um site de encaminhamento de encomendas chamado Shipito. Este site tem armazéns nos Estados Unidos e Europa, e fornecem um endereço para serem utilizados pelos usuários cadastrados (o cadastro é simples e rápido). Neste caso, você pode comprar o material no exterior e endereçá-lo para o armazém do shipito mais próximo. Depois, no próprio site, você pode encaminhar o material para seu endereço no Brasil.

Portanto, se você quiser comprar fora e o fornecedor não encaminha direto para o Brasil, pode-se lançar mão dessa ferramenta: Shipito. Leia com atenção as taxas, que entendo não serem muito caras. Além do mais você pode consultar quanto seria o frete do armazém do Shipito para sua casa, pois o site fornece uma calculadora de frete (Calculadora de Frete Shipito). 

Tendo o endereço, existem lojas e sites que fornecem material artístico a um bom preço: Ebay, Dick BlickJerrys ArtaramaJerry's Outlet, Amazon, etc. Apenas para fornecer alguns dos endereços mais conhecidos, tendo em vista que a lista é extensa. 

 É necessário ter em mente o preço das moedas estrangeiras (Conversor de moedas do Banco Central), e o custo total da importação, tendo em vista os impostos cobrados pelo governo: 6,37% de IOF para transações internacionais no cartão de crédito + 60% de imposto de importação + ICMS. No caso do ICMS, muitas vezes não há cobrança (ainda não fui cobrado no ICMS dos materiais que importei), mas é bom deixar calculado também. Indico o site Tributado, que tem uma calculadora de impostos. 

Nos sites em que informam sobre a cobrança de impostos, verifica-se que o governo cobra o imposto sobre o valor do produto + valor do frete. tenho a dizer que não fui cobrado, até o presente momento, sobre o valor do frete, somente sobre o valor do produto. 

Bem, acho importante comentar que é bom colocar fretes com rastreamento, que são um pouco mais caros, mas você sabe onde a mercadoria está. Fretes sem rastreamento são difíceis de controlar, além de que demoram muito mais para chegar (dois meses... três meses...). 

 É de notar que esse roteiro serve, também, para outras espécies de importação, não apenas para produtos artísticos. E também que este sistema só vale para mercadorias cujo valor total seja igual ou inferior a US$ 500.00.  Mas, nas importações que eu fiz, mesmo após o pagamento de todos os impostos e taxas, e com o dólar alto como está, consegui um desconto no valor do material em torno de 20% a 50% dos valores cobrados no Brasil, além de encontrar produtos que não consigo aqui.

 Espero ter auxiliado!

5 comentários:

  1. Olá, a minha preocupação não é apenas com taxas, que eu sei serão cobradas. Mas com o fato de eles 'segurarem' o produto na alfândega, e ser muito difícil tirá-lo de lá. Eu pretendia importar azulejos (para trabalho artesanal) de Portugal, será que eles podem reter esse produto lá no porto de Santos??

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esta informação está relacionada a produtos que custam abaixo de US$ 500,00. E para produtos que são enviados pelos Correios. Então, neste caso, os produtos não ficam retidos na alfândega: A receita federal já faz a Guia de incidência de impostos. E quando você for retirar nos correios, tem que pagá-la para retirar o produto, mais a taxa dos correios, que é fixa.

      Excluir
  2. OLá, boa matéria. Voce acha que está valendo a pena comprar tinta óleo Winsor & Newton em sites como Amazon e Ebay? Aqui no Brasil o preço dessas tintas está muito elevado e eu gostaria de tentar importar. Mas nunca comprei tintas fora do país, será que arrisco?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Carol,

      comprei muitas tintas a óleo pelo e-bay, em processo de leilão. Muitas W&N. E enviei mais de cinquenta encomendas pelo Shipito.

      Amazon é horrível pra comprar essas coisas.

      Leia a matéria que eu fiz neste link, que vc vai ter mais informações: http://olhodocoracao.blogspot.com.br/2017/11/10-lojas-internacionais-de-material.html

      Abraço!

      Excluir
  3. Gente! Que incrível seu blog! Obrigadaaa!!! 😀

    ResponderExcluir